sexta-feira, 17 de agosto de 2007

A palavra como construtora

As palavras são de extrema importância em nossas vidas. Vivemos em torno delas e nos formamos a partir das mesmas. O poder da linguagem seja escritas ou falada é tão vasto e presente que se torna imperceptível no nosso cotidiano.
O homem criou a si próprio quando criou uma linguagem. As atitudes, os sentimentos, os pensamentos, são passados e explicados a partir das palavras. É a forma de expor o que somos, transpassar-nos as pessoas, e estas nos julgam positivamente e negativamente. Assim formamos a nossa personalidade que nos torna únicos perante a sociedade.
As palavras não servem apenas para formação de indivíduo dentro de uma sociedade. Essa participa da nossa formação intelectual, devido o pensar ser composto por palavras. É imperceptível porque estamos acostumados a viver rodeado por eles e infelizmente nos limitamos a imagina-las apenas escritas e faladas.
Somos as palavras que pensamos, falamos e escrevemos. A palavra é a formadora de indivíduos e de todos os relacionamentos do homem. Como disso Octavio Paz: "Pela palavra o homem é uma metáfora de si próprio."

Nenhum comentário: