sexta-feira, 17 de agosto de 2007

"As feias que me desculpem, mas beleza é fundamental."
(Vinícius de Morais)

Beleza é fundamental?
A beleza inicia-se por ser uma explicação que a sexualidade retribui a si de preferências provavelmente da capacidade de atração entre dois corpos. Porém, o modo de vida que levamos está colaborando pra que tenhamos visões distorcidas. Muita vitrine e muita mídia pra mostrar e nos levar o pouco dinheiro que temos, assim se instala uma confusão geral. As mulheres desvalorizadas pelo padrão estético vigente se sentem inferiores.
Estamos em uma sociedade onde a estetização passou a definir nossas relações com a realidade. O cotidiano está impregnado pela preocupação com o glamour, a satisfação e a aparência pessoal, onde o lindo torna-se necessário. O reconhecimento do outro e a preocupação com danos que nossas ações podem causar são deixados de lado em favor do individualismo exacerbo.
A correria para alcançar os padrões exigidos pela sociedade muitas vezes se torna negativa. A cada dia o número de cirurgias para correções cresce com um índice elevado, e muitas pessoas acabam perdendo suas feições naturais. Há uma busca de estar sempre na moda, e constantemente atualizado nas inovações estéticas. O culto à forma física, lota as academias e os clubes que oferecem esportes; mercado que movimenta bilhões de reais em todo o mundo. Mas quando as metas não são atingidas vêm as depressões, o complexo de inferioridade e outras doenças psicológicas.
Na verdade, a beleza vai além que padrões estéticos; é a magia de fascinar tudo quanto a rodeia, que às vezes nem se percebe, e é quando o prestígio é mais poderoso. O belo está no nosso interior, não é algo superficial que com o passar da idade se perde, ele amadurece a partir que aprendemos a viver bem conosco e com o próximo.
É lamentável assistir a essa mediocridade de indivíduos contaminados com informações da mídia, e deixam de viver por eles, mas por algo que esperam. Mas tornou-se tão comum os padrões que nós somos influenciados sem perceber e acabamos julgando os outros, aumentando essa corrida pelo belo.

Nenhum comentário: